quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aeronave A-380 faz pouso de emergência em Cingapura; não há vítimas

Um Airbus A380 da companhia aérea australiana Qantas fez nesta quinta-feira um pouso de emergência em Cingapura depois que o motor da aeronave teve problemas durante o voo, no primeiro incidente desta gravidade no maior avião do mundo.

Nenhum dos 433 passageiros e 26 tripulantes ficou ferido no pouso do voo QF32 no aeroporto Changi de Cingapura. O A380 teve problemas pouco depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney, quando sobrevoava a ilha de Batam, situada na Indonésia mas muito próxima da cidade-Estado.
"O piloto pediu permissão para retornar com prioridade a Cingapura", informou a Qantas. Um jornalista da AFP presente no aeroporto de Cingapura afirmou ter visto fumaça no avião após a aterrissagem. Um dos motores sob a asa esquerda parecia ter explodido. Seis caminhões de bombeiros cercaram a aeronave.
De acordo com o Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França, sede da Airbus, a avaria aconteceu na parte traseira de um dos quatro motores do A380 e provocou graves danos. "É um incidente sério", afirmou uma porta-voz da BEA, que enviará uma equipe de até três pessoas à Austrália para colaborar na investigação.
Na ilha de Batam, várias testemunhas observaram a queda de destroços do avião. A Qantas informou que o avião estava equipado com quatro motores Trent 900 da britânica Rolls-Royce, empresa que prometeu colaboraar com a Quantas para identificar o problema.
A companhia australiana, que nunca registrou acidentes fatais em 90 anos de existência, é uma das principais clientes do A380, com seis aeronaves e 20 pedidos por novos aviões.
A empresa anunciou que vai interromper os voos de todos os A380 até dispor de informações suficientes sobre o que aconteceu durante o QF32. "Decidimos que vamos a suspender todas as decolagens do A380 até que tenhamos obtido informações suficientes sobre o voo QF32", afirmou o diretor executivo da companhia, Alan Joyce.
A Qantas integra, com Air France, Emirates, Lufthansa e Singapore Airlines, o grupo das cinco companhias aéreas que possuem um total de 37 A380 atualmente em circulação, de acordo com a Airbus.


As outras quatro companhias, no entanto, anunciaram que não pretendem imobilizar suas frotas de A380. Desde seu lançamento, o A380 registrou vários incidentes técnicos, mas nenhum da gravidade do registrado no voo da Qantas.
Será mais um despalhetamento de turbina?

Tem engenheiro da Rolls Royce  sem sono já, problemas com 787, 747 e A380.

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