Para exercer as atividades o professional deverá ter pelo menos duas das três homoloçações descrita abaixo:
- Grupo-Motopropulsor - GMP (obrigatória)
- Grupo-Célula - CEL (obrigatória)
- Grupo-Aviônicos - AVI (opcional, porém o profissional mais requisitado pelas empresas aéreas hoje é o que possui também esta carteira.
Vamos falar um pouco das habilitações:
GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.
CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.
AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.
Ao ingressar numa companhia aérea o profissional inicia a carreira como auxiliar com a carteira de CCT(CARTEIRA DE CAPACIDADE TÉCNICA), onde você acompanha os mecânicos na realização dos trabalhos de inspeção,troca de componentes , reparo, e na liberação de aeronaves para retorno ao vôo. Após o período de 3 anos comprovada experiência em determinada aeronave o mecânico terá uma prova prática com um checador da anac , ao passar dessa prova prática passa a ser um técnico de manutenção de aeronaves onde estará habilitado e terá rensponsabilidade em diagnosticar falhas , fazer consertos em estruturas e liberação da aeronave.
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