quarta-feira, 22 de setembro de 2010

como se tornar mecânico de aeronaves

Primeiramente o aluno deverá ter concluido o 2º grau , para ingressar numa escola homologada pela anac veja no site(http://www.anac.gov.br/habilitacao/mecanico.asp).

Para exercer as atividades o professional deverá ter pelo menos duas das três homoloçações descrita abaixo:

  •    Grupo-Motopropulsor - GMP (obrigatória)
  •    Grupo-Célula - CEL (obrigatória)
  • Grupo-Aviônicos - AVI (opcional, porém o profissional mais requisitado pelas empresas aéreas hoje é o que possui também esta carteira.

Vamos falar um pouco das habilitações:

GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.


Ao ingressar numa companhia aérea o profissional  inicia a carreira como auxiliar com a carteira de CCT(CARTEIRA DE CAPACIDADE TÉCNICA), onde você acompanha os  mecânicos na realização dos trabalhos de inspeção,troca de componentes , reparo, e na liberação de aeronaves para retorno ao vôo. Após o período de 3 anos comprovada experiência em determinada aeronave o mecânico terá uma prova prática com um checador da anac , ao passar dessa prova prática passa a ser um técnico de manutenção de aeronaves onde estará habilitado  e terá rensponsabilidade  em diagnosticar falhas , fazer consertos em estruturas e liberação da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário