quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

TMA x AME Quais as diferenças?

TMA x AME Quais as diferenças?

Técnico em Manutenção Aeronáutica e Aircraft Maintenance Engineer, é a mesma coisa?
Enfim, resolvi fazer um post sobre a minha profissão, já que muitos leitores deste blog são da área e a quantidade de dúvidas é gigantesca, justamente pela falta de informações disponíveis na web.
TMA e AME de fato  e na teoria é a mesma profissão, realizada em países diferentes, o que faz comque na prática mude algumas coisas.
Antes de falar da profissão em si, gostaria de falar a respeito do mais importante para o recém chegado: A busca por emprego.

 - Emprego -
Realmente a área está em alta demanda no Canadá e a oferta de vagas é mesmo enorme, o que significa que você vai arrumar um emprego na área na primeira semana, certo? Errado! Apesar da demanda ser altíssima, o discurso por aqui é unânime, em geral as empresas demoram uns 3 meses pra entrar em contato. Não sei exatamente o motivo, mas comprovei o fato. Após 3 meses do início de minha busca, choveramcontatos. Até mesmo a empresa que vim já sabendo de uma vaga que era praticamente pra mim, não me chamou e disseram que a vaga, apesar de publicada, ainda não estava aberta.
Sua experiência no Brasil conta SIM aqui. Diferentemente de outras áreas, cuja experiência no Brasil pouco tem valor, a área de Manutenção Aeronáutica leva isso muito em consideração, principalmente se for uma experiência relevante.
Sem a licença de AME eu posso trabalhar? Sim! Embora muitas vagas exijam a licença AME (Equivalente a CHT no Brasil), há também muitas vagas que não exigem.
Como percorri muitos caminhos desde que cheguei, resolvi criar um "atalho" sobre o que eu acho mais importante na sua primeira busca.
1- Antes de enviar um CV se quer, vá até a YES Montreal, lá eles vão te ajudar a fazer seu CV, sua carta de apresentação e você ainda pode participar de vários worshops, como por exemplo um que fiz sobre Entrevista de Emprego. Custo = ZERO
2- Envie, de maneira adequada conforme aprendeu na YES, seu CV e sua carta de apresentação para as empresas, mas lembre-se, a resposta pode demorar até 3 ou 4 meses, portanto, venha preparado para esta fase de desemprego. Custo = ZERO
3- O quanto antes, vá pessoalmente com o seu CV até a Simon Tech, eu realmente indico este lugar. É uma agência de emprego especializada naárea técnica. Há um conselheiro da área da Aviação lá. Mantenha contato semanalmente com este conselheiro, ele tem ótimos contatos com as empresas e ganha pra te empregar. Custo = ZERO
Ou seja, com investimento ZERO você já tem um belo "primeiro empurrão".
- Profissão -
- AMT (Aircraft Maintenance Technician), equivalente a nossa CCT, tem salário que varia de $16/h - $21/h. O curso aqui leva 2 anos em período integral e não envolve Aviônicos. Para ser AVI aqui, é um outro curso à parte, também de 2 anos em período integral. Aqui não é como no Brasil que muita gente tem as 3 carteiras, aqui ou você é especialista em mecânica ou em eletrônica.
- AME (Aircraft Maintenance Engineer), equivalente a nossa CHT, tem a formação de AMT mais 3 anos de experiência. O salário varia entre $21/h - $30/h. Acima disso, geralmente são Líderes, Inspetores, Supervisores e Gerentes.

Aqui, diferente da maioria das empresas no Brasil, o AME tem sua própria caixa de ferramentas. Aliás, chamar o que eles têm por aqui de caixa, é sacanagem.
Essa é a típica Tool Storage que encontramos nos Hangares. Claro que ninguém espera que você tenha uma dessas logo de cara. A maioria foi montando a caixa aos poucos durante anos, mas prepare-se para um gasto inicial de uns $500,00 (Incluindo uma pequena Tool Storage e principais ferramentas essenciais.)
Não aconselho a comprar caixa de mão. Além de com o tempo ela ficar pequena demais, não tem uma boa aparência profissional. Ninguém usa caixa.
Também não aconselho, em hipótese alguma, ferramentas não profissionais. Lembre-se, é a SUA caixa. Pra onde você for, estas serão suas ferramentas de trabalho. Há várias marcas boas, como: Husky, Mastercraft Maximmum, Craftsman ou Snap-on, todas com garantiavitalícia. Se daqui a 15 anos quebrar uma chave catraca, por exemplo, eles trocam.

- Idioma -
O idioma no trabalho é 90% inglês e 10% francês. Acredito que em outras cidades do Québec deva-se falar francês no trabalho, mas em Montreal é praticamente tudo em inglês. Às vezes eu vejo duas pessoas conversando no horário de trabalho em inglês, pouco depois, as vejo na hora do almoço conversando em francês.

- Clima -
Ainda não peguei o inverno trabalhando aqui, mas não precisa ser nenhum gênio pra supor que trabalhar ao ar livre com temperatura na casa dos -15ºC não deve ser nada agradável.
Se possível, dê preferência pra trabalhar em Hangar. Trabalho em um Hangar e posso garantir que a climatização do ambiente fará toda a diferença no inverno. Dentro do Hangar é possível trabalhar de manga curta durante o ano todo, já que a temperatura interna é sempre 23ºC.

Bom pessoal, depois eu completo esse post com mais alguma informação que eu lembrar e julgar importante.

Um abraço!

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